O que é Produção Audiovisual?

A produção audiovisual é a criação de comunicações que combinam elementos audiovisuais em harmonia. Este conceito abrange desde grandes produções cinematográficas e séries até vídeos institucionais em agências de publicidade, trespassando pelo processo criativo de cinegrafistas e designers independentes.

Como você pode ver A produção audiovisual é um conceito complexo. No entanto, nem todos na indústria audiovisual podem dizer que trabalham no mesmo campo.

A indústria é grande e tem suas divisões.

Quais são os tipos e áreas atuantes na produção audiovisual?

Vimos que em um único projeto de produção audiovisual pode haver uma cadeia de profissionais que se encarregam de transformar a ideia inicial em um evento acadêmico, programa de TV, anúncio, tutorial, treinamento e muitos outros formatos de mídia.

Isso significa que dificilmente podemos falar sobre o que faz um profissional de produção audiovisual, mas sobre profissionais de produção audiovisual.

Para entender como funcionam as principais áreas de atuação, podemos dividir a produção audiovisual em três fases: pré-produção, produção e pós-produção.

Algumas das etapas na produção audiovisual

Produção Audiovisual

Pré-produção
Na primeira etapa, há profissionais que se encarregam de preparar tudo para começar a gravar. A pré-produção inclui atividades burocráticas e de planejamento, mas também a atividade criativa de escrever roteiros.

Produção
Quem está à frente da produção controla as etapas para viabilizar o projeto audiovisual. Por exemplo, um produtor é responsável por levantar fundos para um projeto, licenciar, contratar profissionais, selecionar atores e agendar.

Em alguns casos, esse profissional também pode se responsabilizar pela montagem e distribuição do projeto audiovisual.

Roteirização
Um roteiro é um texto que descreve um projeto audiovisual do início ao fim. É um material que serve de guia para todos os envolvidos na produção. De acordo com o projeto, cabe ao roteirista entender as peculiaridades do texto que está sendo criado.

Por exemplo, para um episódio de uma série, o roteiro costuma abranger a sequência dos acontecimentos, os diálogos, a designação dos locais onde as cenas acontecem e até mesmo as direções dos movimentos dos atores.

Como parte de uma estratégia de marketing digital, um storyboard pode abranger um número menor de componentes como cenas, narração e pistas para o designer (responsável pelos elementos visuais do projeto).

 

Precisando de produção audiovisual para o seu evento? clique entre em contato conosco!

 

Compartilhe:

Escrito por:
Mário Teixeira

Produtor audiovisual formado em 1998 pela New York Film Academy, intusiasta em redações, e apaixonado por eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar

Receba um orçamento em até 2 horas!